Fiquei noiva e agora?!: Quem casa quer casa (parte IV) – Como nem tudo são flores…

Oiii gente

Hoje vou terminar a sequencia de posts em que conto como finalmente chegamos a compra do apê e como foi o inicio do processo de financiamento bancário. No nosso caso toda essa parte foi intermediada por um correspondente do banco. Eles nos guiaram e nos esclareceram durante todo processo.

Essa é uma fase bem cansativa, pois lidamos com burocracia, contratos e muita documentação. A principio uma fase pratica, mais é bem desgastante, já sabíamos que os bancos pedem uma serie de documentos, só não imaginava que teria que entregar minha vida através de cópias. Então pessoas, preparem-se! vale verificar antes de cogitarem a compra de um imóvel como anda o IR, CPF, cartão de credito, se existem outros financiamentos, como de automóvel e financeiro, pois eles influenciam na margem de valor a ser liberado pelos bancos.

Mas contra isso não tem jeito, é trabalhoso mais nada de outo mundo!

É basicamente reunir uma lista de documentos, que apesar de cansativo é solucionável.

É importante esclarecer que o processo de financiamento leva em consideração diversos fatores e muda de pessoa para pessoa, por isso não podemos tirar como único exemplo a nossa historia.

Por tanto caso sua forma pagamento também seja a de um financiamento bancário, aconselho a pesquisar bastante entre as diversas instituições financeiras a que possui melhores condições para o financiamento, observando as taxas de juros e condições que os bancos oferecem.

Outra dica é só aceitar ajuda ou contratar o serviço de pessoas e/ou profissionais de confiança, se possível muito bem indicados.

Gente esse é um processo muitas vezes demorado e desgastante mais de grande importância. Visite bancos converse com pessoas que já passaram por processo parecido.

Quando iniciamos a procura pelo apê passamos a buscar por anúncios ou indicações de imoveis dentro das nossas condições (buscando valor, localização). E acabamos conhecendo e entregando essa tarefa a um corretor na sorte, pois não recebemos indicação, o conhecemos justamente por ter vários imoveis dentro do nosso perfil. E essa foi uma das piores decisões que poderíamos ter tomado. Estávamos muito ansiosos e acabamos não levando em consideração algumas dessas dicas que dei no inicio.

Pensamentos soltos

Por varias vezes me estressei, e passamos por momentos MUITO difíceis ao longo do processo de finalização da compra,houveram problemas com documentação do imóvel, com os proprietários, alem de gastos que poderiam ter sido evitados. Como não tínhamos experiencia acabamos sendo levados pela falta de profissionalismo das pessoas que contratamos.

Apesar de tantos problemas estamos muito felizes e realizados, há pouco mais de dois anos não nos imaginávamos morando no nosso apartamento. E isso supera qualquer desses problemas que tivemos no inicio. Decidimos que ao invés de dar atenção para “o que deveríamos ter feito” optamos por respirar fundo, aprender com essas lições e seguirmos nossas vidas da melhor forma possível! 😀

Todo o processo de compra durou a partir do momento em que assinamos a proposta de compra com a corretora, exatos seis meses.

Muito? Também acho! mais é como contei passamos por muito perrengues durante esses seis meses. E não dá pra se basear no nosso caso!

Vou encerrar com este post a TAG “Quem casa quer casa”, pois acho que já contei toda minha experiencia, mas vou continuar falando aqui no blog sobre o tema, tratando de forma mais geral sobre a compra do primeiro imóvel, dando dicas e contando novidades. Acredito que com isso possa ajudar os novos casais que deram esse grande passo para realização desse sonho.

Bjus Dani.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s