Fiquei noiva e agora?! Planejamento financeiro (Parte II)

Oi oi

Dando continuidade a serie de posts sobre organização financeira. Contei para vocês os fins que me levaram a uma reeducação financeira. Hoje vou tratar dos meios que possibilitaram alcançar meu objetivo. Na época não fiz nenhum estudo especifico para começar, no entanto, para fazer este post pesquisei bastante pela web e percebi que o que não faltam são sites que dão dicas de organização financeira.

Baseado nas idéias que adotei no inicio listei algumas dicas e criei uma planilha de organização para inspira-los e ajuda-los com suas futuras conquistas. Para começar vocês vão precisar estudar seus gastos e estabelecer metas, seguindo estes passos acredito que vão conseguir!

Pegue calculadora, caneta, papel e anote:

  • Qual é o meu ganho fixo mensal? Será que consigo aumentar de alguma forma minha renda?!
  • Listar as despesas fixa (dentista, mensalidade academia, faculdade, plano de saúde) e checar a possibilidade de diminuir de alguma forma os valores pagos, seja solicitando desconto, mudando de academia ou plano de saúde por exemplo.
  • Estipular limite mensal para cada despesa (cartão de credito, roupas, salão de beleza)
  • Cortar superfuros, ou pelo menos diminuir ao máximo. Afinal precisamos usufruir de alguma forma do resultado do nosso trabalho.
  • Planejar melhor despesas com laser, presentes e datas especiais.
  • Anote tudo! Crie uma rotina de manter sempre avista seu histórico de gastos do mês

O objetivo aqui é conhecer seu histórico de gastos, pode parecer obvio mais conheço pessoas que desconhecem para onde vão todo o seu pagamento no mês. Sem falar que precisam suar para fazer a grana render até o final do mês.

Eu por exemplo, o mês mal começava e já estava no vermelho. Quem nunca?!

Planilha

Clique na imagem para baixar a planilha 

Estes foram alguns dos pontos que listei para me nortear antes de seguir para o próximo passo. Depois que cortei gastos e estipulei uma cota para cada despesa, consegui ter uma folga nos meus rendimentos. Tenho certeza que não fácil, mais a satisfação de concretizar sua meta vale todo o esforço.

Comesse com o que tem disponível se seu objetivo precisar ser estendido por mais de 12 meses, o faça! O importante é ter foco.

Como boa moça que sou, estou disponibilizando uma planilha para que vocês possam traçar um histórico de gastos. Pensando em motiva-los quis fazer algo colorido, porque precisamos tratar nossos projetos, metas e conquistas com capricho e carinho! 😉

Esta é uma planilha que criei e que utilizo no meu dia a dia.

Agora não existe mais desculpas, costumo pensar que meu sonho tem a mesma intensidade da minha força de vontade. Bjus Dani!

Os valores preenchidos nas planilhas são fictícios, é proibida a reprodução das planilhas sendo seu uso permitido exclusivamente para leitores do blog.{www.blogdanimatos.com}

Deixe um comentário